02/08/2017

Projeto da UEPB oferece oportunidade de qualificação para comerciantes de shopping popular em Campina Grande Projeto da UEPB oferece oportunidade de qualificação para comerciantes de shopping popular em Campina Grande




A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), quer qualificar os comerciantes que atuam no shopping popular Edson Diniz, em Campina Grande. O projeto de extensão “Consultoria Contábil e Gerencial para Micros e Pequenos Empreendedores”, pretende oferecer cursos da capacitação para os lojistas, ajudando-os a saírem da “informalidade”.

Coordenado pela professora do Departamento de Ciências Contábeis, Ednadi Batista da Silva, e pelo professor José Péricles Alves Pereira, o projeto iniciou esta semana o trabalho de campo, mapeando inicialmente a área de atuação dos comerciantes. Executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto visa oferecer cursos de capacitação para os comerciantes do local, incentivando-os a investir em seus negócios com qualificação.

Os estudantes envolvidos no projeto aplicaram um questionamento sobre empreendedorismo, procurando saber, principalmente, as demandas e os cursos que os comerciantes do local gostariam de realizar no processo de qualificação. Como parceiro da iniciativa, o Sebrae forneceu cartilhas com esclarecimentos sobre o micro empreendedor individual e articulou o primeiro contato dos comerciantes com os coordenadores do projeto. Além disso, colocou uma estrutura logística à disposição da UEPB, com o micro ônibus que ficou estacionado em frente ao Edson Diniz para dar suporte aos estudantes e professores envolvidos no projeto.