03/08/2017

UEPB e MPPB firmam parceria para serviço de informação à população sobre direitos na área de Saúde UEPB e MPPB firmam parceria para serviço de informação à população sobre direitos na área de Saúde




A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou  junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso Acadêmico para efetivação do programa de extensão “A Cidadania vai à Praça: Saúde ao alcance de todos”, promovido pelo Conselho Consultivo da Ouvidoria do MPPB e pelo Fórum de Ouvidorias da Paraíba.

O ato de assinatura do Termo aconteceu no Auditório do Ministério Público, em João Pessoa, e contou com a presença de outras Instituições de Ensino Superior do Estado, como a UNESC e UNINASSAU (Campina Grande), FIP (Patos), FASP (Cajazeiras), FESP e UNIPÊ (João Pessoa), que também aderiram ao compromisso e participarão das atividades do programa.

Compuseram a mesa o reitor da UEPB, professor Rangel Junior; o professor Germano Ramalho, ouvidor da UEPB e integrante do Conselho Consultivo da Ouvidoria do MPPB; Maria Gorete de Rezende, ouvidora do Hospital de Trauma de João Pessoa; Doriel Veloso Gouveia, ouvidor do MPPB; Valberto Cosme de Lira, subprocurador geral de Justiça; Cláudia Veras, secretária de Saúde do Estado; Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde de João Pessoa; além das promotoras de Saúde, Maria das Graças Azevedo e Jovana Tabosa.

O programa tem como objetivo informar os direitos à sociedade, principalmente aos que residem em comunidades carentes, através de visitas periódicas aos bairros, esclarecimento de dúvidas, avisos sobre os locais fixos de atendimento e distribuição de cartilhas ilustrativas dos direitos. Além disso, em cada visitação a Ouvidoria do MPPB estará provisoriamente instalada para atender qualquer usuário que queira fazer críticas ou reclamações. As atividades de ação social serão completadas com a prestação de serviços de saúde pelos cursos, professores e alunos das universidades públicas e privadas, em parceria com as Secretarias de Saúde de cada município. “Em suma, tiraremos a formalidade dos paletós e iremos às praças para dizer ao povo o direito que ele tem”, resumiu o ouvidor do MPPB, Doriel Veloso.

Fonte: Redação com ASCOM/UEPB