06/08/2017

Operação no Rio acaba com mito de crime organizado e poderoso, diz ministro. Operação no Rio acaba com mito de crime organizado e poderoso, diz ministro.




O ministro da justiça, Torquato Jardim, avaliou neste sábado (5) que a operação integrada de segurança em comunidades do Rio de Janeiro "acaba com o mito do crime organizado poderoso". O ministro concedeu uma entrevista coletiva à imprensa ao lado do chefe de Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, e do secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá.



"Ele não é nem organizado nem poderoso. Ele não resiste à ação legal, obediente à lei, inerente ao Estado democrático de direito, quando se unem os esforços de todos os entes nacionais e federais da União e dos estados. Tanto é que a resistência é mínima", disse o ministro.

Torquato Jardim reforçou que os resultados da operação são maiores do que números de prisões e apreensões e disse que "governo unido pode, faz e acontece". A operação, que recebeu o nome de Onerat, cumpriu 15 mandados de prisão, sendo nove de criminosos que já estavam presos. Mais três pessoas foram presas em flagrante e foram apreendidas três pistolas, duas granadas, quatro radiotransmissores, 16 carros e uma motocicleta. Duas pessoas morreram em confronto com a polícia, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Fonte: Redação com CB